A Diferença Sou Eu

A DIFERENÇA SOU EU

Com o tema “A Diferença Sou Eu”, a intenção para este 25º ACNAC, foi criar uma verdadeira celebração da Diferença nas suas várias vertentes.

Compreender a importância e riqueza de ambientes multiculturais

No mundo em que vivemos, com o escalar de discursos de incitamento ao ódio e com os conflitos de motivação cultural que fazem manchetes quase diariamente, torna-se cada vez mais importante o papel do nosso Movimento, e em particular da nossa Associação, como embaixadores da Paz e exemplos não só de tolerância, mas de consciência da importância e riqueza de um ambiente multicultural.

Reconhecendo a diversidade inerente a um Escotismo aberto a Todos, assim como a responsabilidade de sermos os únicos representantes do Escotismo para Todos no nosso país, sentimos um dever acrescido de mostrar ao mundo o quão mais ricos podemos todos ser se abraçarmos as diferenças entre nós.

Aliando-nos às celebrações do Ano Europeu do Património Cultural, pretendemos que este 25º ACNAC seja também um palco para celebrarmos a diversidade e a riqueza do nosso património europeu.

 

Desenvolvimento pessoal com vista a fazer a diferença

O Escotismo é um Movimento que forma cidadãos ativos e participativos. Nos Escoteiros de Portugal, queremos continuar a formar Jovens cada vez mais capazes de fazer a diferença nos mais variados contextos.

Porque a Diferença não é só cultural ou étnica – muitas vezes é apenas uma diferença de valores e práticas – queremos neste ACNAC incentivar todos a:

Fazer a Diferença tornando-se profissionais exemplares.

Fazer a Diferença liderando através do exemplo.

Fazer a Diferença sendo económica e ecologicamente responsáveis e proativos.

 

Pensando Global, agindo Local

É fácil olhar para a vastidão do mundo, a diversidade e quantidade de problemas, e pensarmos que somos “apenas mais um”.  Mas a verdade é que em cada um de nós reside a semente da mudança.

Neste ACNAC queremos promover uma ideia de que cada Escoteiro é capaz de mudar o mundo e que tudo pode começar com um projeto na sua escola, com a sua patrulha ou o seu grupo de amigos.

O oceano é feito de muitas gotas, cada uma delas capaz de erodir rochas ou formar ondas perfeitas. E é esse o primeiro passo para o impacto global: compreender que tudo começa com pequenas ações que somadas fazem a Diferença.

Faz download do poster aqui!